Educação continuada em anestesia

Escrito por: Dr. Marcus Vinicius Figueiredo Lourenço

A anestesiologia desempenha um papel crucial na medicina moderna, garantindo que pacientes se submetam a procedimentos cirúrgicos e médicos de forma segura e sem dor. 

No centro dessa especialidade estão os anestesistas, profissionais altamente treinados que desempenham um papel fundamental na equipe médica e no sistema de saúde como um todo. 

Para isso, esse profissional precisa se atualizar. Para empresas do ramo, como a Takaoka, incentivar a educação continuada e atualização dos anestesistas pode melhorar a qualidade do atendimento.

O papel vital dos anestesistas na assistência médica

Para cumprir seu papel-chave na assistência médica, os anestesistas precisam de habilidades técnicas avançadas e um conhecimento profundo de farmacologia e fisiopatologia. Dados recentes mostram um aumento constante na demanda por serviços de anestesia, à medida em que a medicina avança e procedimentos mais complexos se tornam comuns. 

Este crescimento ressalta a importância destes profissionais e a necessidade de garantir que eles estejam preparados para enfrentar todos os desafios em diversos cenários.

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia reitera o fato de que o campo da anestesiologia evolui a cada instante, com novas técnicas, medicamentos, equipamentos e protocolos. 

Por isso, é imperativo que os anestesistas estejam na vanguarda dessas mudanças para oferecer os melhores cuidados aos pacientes, sobretudo por meio de sua atualização.

Educação continuada para anestesistas

Existem uma série de métodos e recursos que promovem atualização de conhecimentos e habilidades, incluindo congressos, jornadas, cursos online, workshops e programas de treinamento.

Métodos e técnicas ultrapassadas na anestesia podem resultar em tratamentos ineficazes ou, até, mesmo prejudiciais. Por isso, a pesquisa contínua e a educação médica continuada garantem que os pacientes recebam o melhor atendimento possível, colocando a qualidade e a segurança do paciente como prioridade.

Atraindo e retendo talentos

Instituições de saúde que valorizam a educação continuada e a atualização têm maior capacidade de atrair e reter os melhores talentos na área de anestesiologia. 

Muitos casos de sucesso podem ser mencionados no Brasil e no mundo, como a Cleveland Clinic, a Mayo Clinic, o Hospital Universitário de Genebra e o Hospital Israelita Albert Einstein (parceiro de negócio da Takaoka), que promovem oportunidades únicas de desenvolvimento profissional para anestesistas e outros profissionais de saúde.

Impacto na qualidade do atendimento

Essa educação constante tem impacto direto na qualidade do atendimento médico. Estudos de caso e estatísticas mostram que profissionais atualizados proporcionam melhores resultados clínicos e uma experiência mais segura para os pacientes. 

Além disso, também desempenha um papel crítico na promoção da comunicação eficaz entre a equipe médica, fundamental para coordenar cuidados de saúde eficientes e de alta qualidade.                          

A correlação entre educação e resultados clínicos positivos é amplamente respaldada por evidências que demonstram como a aprendizagem contínua dos profissionais de saúde impacta diretamente na qualidade do atendimento médico e nos resultados para os pacientes. Entre eles estão: 1) a redução de erros médicos, que é uma das principais causas de desfechos clínicos desfavoráveis; 2) a maior sobrevida durante cirurgias complexas; e 3) a redução de complicações em pacientes crônicos.

As estatísticas não mentem: pesquisas mostram que cirurgiões que participam regularmente de programas de educação continuada têm melhor desempenho em cirurgias complexas, resultando em taxas de sobrevivência mais altas. De acordo com um estudo publicado na revista JAMA Surgery, isso pode aumentar as taxas de sobrevivência em cirurgias complexas em até 15%. Outro estudo, publicado na revista Annals of Surgery, encontrou resultados semelhantes, desta vez analisando desfechos de cirurgias oncológicas. Além disso, dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) mostram que o quesito de atualização médica no gerenciamento de doenças crônicas leva a melhores resultados para pacientes com diabetes, hipertensão e outras condições.

A área de Educação e a Takaoka Ensino

A Takaoka é uma instituição que reconhece a importância do aprimoramento contínuo na área de saúde para garantir assistência humanizada e de excelência aos pacientes.   

A sua área de Educação desempenha um papel crucial nesse processo, desenvolvendo projetos que visam a capacitar médicos, profissionais de saúde e gestores, contribuindo, assim, para o progresso da medicina e o bem-estar da sociedade como um todo. 

Já a Takaoka Ensino, setor de cursos da área de educação, oferece uma ampla gama de treinamentos especializados, abrangendo diversas áreas da saúde. Esses programas são desenvolvidos com base nas necessidades mercadológicas e nas demandas da comunidade médica, sendo comercializados para médicos internos ou externos à empresa.

Eles têm por objetivo aprofundar o conhecimento técnico, clínico e gerencial dos participantes, garantindo que estejam atualizados com as mais recentes práticas e avanços médicos.Parte superior do formulário

Além disso a área organiza reuniões clínicas presenciais mensais com temas diversos e atuais, além de alguns treinamentos promovidos no Programa Jovem Anestesista, que tem por objetivo captar e capacitar médicos recém-formados.

Alguns números da área impressionam:

  • Mais de 500 horas de treinamentos disponibilizadasna Plataforma EaD;
  • Mais de 3500 cursos concluídos na plataforma;
  • Oferecimento de mais de 15 cursos hands on em 2022;
  • 6 cursos promovidos para públicos interno e externo da Takaoka Ensino em 2023;
  • Mais de 150 médicos certificados para atuar no Hospital Israelita Albert Einstein;
  • 260 médicos realizaram ACLS e PALS a partir da nossa parceria com a Santa Casa.

Aqui na Takaoka, estamos sintonizados com as necessidades do nosso tempo e promovemos cada vez mais e melhores iniciativas de educação e ensino. Você pode saber mais sobre essas ações em https://takaoka.com.br/ensino/.

Compartilhe

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

34363 - Banner_Artigo_a importancia da educação continuada para anestesistas (2)

Educação continuada em anestesia

Escrito por: Dr. Marcus Vinicius Figueiredo Lourenço A anestesiologia desempenha[...]
educacao-continuada-banner

A Educação Corporativa e o impacto das Tecnologias Educacionais

Escrito por: Marina Piza O cenário de constantes mudanças no[...]
Banner-Header-blog-Reuniao-Clinica-Desktop-V2

Reunião Clínica – 28/03

O cuidado especial recebeu o merecido reconhecimento Ocorreu no dia[...]
Banner-blog-programa-jovem-anestesista-V2

Programa Jovem Anestesista Takaoka avalia e seleciona novos talentos para integrar as equipes

O exclusivo Programa Jovem Anestesista Takaoka proporcionou o acompanhamento integral[...]
33425-Materia_Blog-Pesquisa_NPS-Banner_B

Pesquisar para aprimorar.

Saiba como foi a pesquisa NPS com pacientes Takaoka em[...]
Post

O que acontece durante a anestesia geral?

Desmitificando a Anestesia Geral Via de regra, a realização de[...]