ANESTESIA PEDIÁTRICA

ANESTESIA PEDIÁTRICA

A anestesia na infância é sempre motivo de apreensão por parte dos pais e das próprias crianças. Por isso é bom falar sobre esse assunto para ajudar a esclarecer sobre esse procedimento.

Vamos começar pelo jejum, que nada mais é do que uma forma de proteger as crianças e evitar que existam resíduos de alimentos no estômago do paciente no ato anestésico, eliminando, assim, uma possível complicação pulmonar: a pneumonia aspirativa.

O tempo mínimo de jejum pode variar conforme o alimento ingerido e a condição de saúde da criança. A orientação a seguir é válida para quase todas elas, mas é fundamental consultar o anestesista antes da cirurgia, já que a regra a seguir não se aplica a 100% dos casos.

• Líquidos (água e chá sem açúcar, sucos de frutas sem poupa): 2 horas;
• Leite materno: 4 horas;
• Leites industrializados, fórmulas infantis e torradas sem recheio: 6 horas;
• Demais alimentos: 8 horas.

Ao chegar ao hospital, a família receberá a visita da equipe de anestesia, que explicará os procedimentos anestésicos a serem realizados e também solicitará informações clínicas sobre a criança. Após essa consulta poderá ser prescrita uma medicação pré-anestésica, semelhante a um xarope dado por boca, que tem como principal objetivo promover amnésia, fazendo com que o momento de separação dos pais seja mais tranquilo, minimizando traumas. Esta medicação também pode gerar um efeito sedativo e deixar a criança mais tranquila.

A postura dos pais ajuda muito nesse momento. As crianças, mesmo sem se expressar, percebem com muita facilidade quando os pais se mostram apreensivos e aflitos. Dessa maneira, transparecer calma e transmitir segurança e confiança é fundamental para que todo o processo seja menos aflitivo para eles.

Hoje em dia dispomos de uma série de equipamentos de última geração nos hospitais, como controle de ritmo cardíaco, oxigenação, pressão arterial, consciência intra-operatória e ultrassonografia para realização de bloqueios para analgesia. Todos contribuem para aumentar a segurança e o conforto durante os procedimentos.

Tags:
Compartilhar:

Bela Vista

Av. Paulista, nº 777 cj 12 - 1º andar (11) 2308-2555

Jardim Paulista

Rua Peixoto Gomide, 625 - Térreo (11) 3147-9658

Morumbi

Av. Albert Einstein, 627, 14º andar (11) 2151-7806

Fale Conosco

(11) 3147-9648 (11) 3147-9954